top of page
Buscar
  • Foto do escritor3Dbaby

Por quê lavar as mãos e evitar aglomerações são as maiores armas no combate ao Corona vírus?


Ainda que lavar as mãos e evitar aglomerações não garantam imunidade ao Coronavírus, essas ações irão diminuir a velocidade do surgimento de novos casos e garantir que possamos atender devidamente aqueles que apresentarem quadros graves da doença. Podemos usar a matemática para fortalecer tal afirmação.


Fala-se muito de "crescimento exponencial da epidemia", mas há alguma dificuldade em entender o que isso realmente significa.


Crescimento exponencial envolve multiplicar o número de casos do dia anterior (Nd-1) por uma "constante" (C) para sabermos o número de casos do dia (Nd). Se observarmos o gráfico do número de infectados nos últimos 20 dias na Itália, essa constante C vale 1,25 na média.


Podemos então estimar que o número de casos na Itália hoje (17/3) será 1,25 vezes maior que o número de casos ontem (27.980), ou seja, aproximadamente 35.000 casos. Se repetirmos essa operação para os próximos 7 dias, daqui uma semana a Itália chegaria a aproximadamente 134.000 casos.


É justamente por esse "crescimento exponencial" que as autoridades italianas colocaram a população em quarentena, para evitar que essa tendência se confirme.


Isso acontece porque a "constante" de multiplicação C depende basicamente de dois números: do número E de pessoas expostas a indivíduos infectados e da probabilidade P dessas pessoas se infectarem. No caso do Brasil, a média da nossa "constante" C nos últimos 20 dias é de 1,43.


Claro que são números muito recentes, mas se seguirmos nesse ritmo, terminaremos o dia de hoje (17/3) com mais de 280 casos e daqui uma semana chegaremos a mais de 2.400 casos.


Assim como os italianos, precisamos fazer um esforço para diminuir nossa "constante" e isso é feito diminuindo os valores de E e P. Para diminuirmos o valor de E basta evitarmos aglomerações e para diminuirmos o valor de P é preciso lavarmos constantemente as mãos e evitarmos tocar olhos, nariz e boca.


Muitos podem achar que tais ações sejam bobagem, mas a matemática mostra que não. Se diminuirmos nossa "constante" em apenas 5%, indo dos atuais 1,43 para 1,35, chegaremos ao final do mês de março com menos de 9.000 casos. Se não fizermos nada, corremos o risco de terminar o mês de março com quase 43.000 casos, um aumento de quase 400%.



Assim como a epidemia avança exponencialmente, pequenas ações podem ter um impacto exponencial no desfecho futuro. Um pequeno esforço de cada um de nós pode fazer toda a diferença, ainda que parece bobagem.


Vamos evitar as aglomerações, lavar bem as mãos e mostrar que somos capazes de diminuir a nossa "constante".


A fonte do número de casos foi: https://systems.jhu.edu/research/publ…

bottom of page