Buscar
  • 3Dbaby

Realidade aumentada na medicina: sua clínica está atualizada?


A tecnologia se tornou uma excelente aliada no campo da saúde. O principal exemplo nesse sentido é o uso da realidade aumentada e virtual na medicina. Esse mundo de novas possibilidades vem ganhando cada vez mais destaque em hospitais e clínicas médicas.

De fato, a criação de universos virtuais é uma forma disruptiva de potencializar os avanços nessa área — treinando futuros médicos, permitindo a descoberta de cura de doenças, ajudando nas cirurgias e auxiliando no tratamento de pacientes.


Quer saber como funciona a realidade aumentada na medicina? Este artigo vai abordar as principais aplicações dessa tecnologia que já foram descobertas e têm se mostrado bastante promissoras. Confira!


O que é a realidade aumentada?


A realidade aumentada consiste na integração de elementos ou informações virtuais com o mundo real. Ela ocorre geralmente por meio de uma câmera e sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. Essa tecnologia também é chamada de “realidade expandida” e “realidade ampliada”.

Desse modo, a realidade aumentada se refere à interação entre os ambientes virtuais e o mundo físico. Essa tecnologia faz com que o mundo virtual se misture ao real, trazendo maior contato entre os seus elementos e permitindo a execução de tarefas mais facilmente.

Alguns exemplos de realidade aumentada são o uso de etiquetas QR Code em pontos turísticos e estabelecimentos comerciais. Por meio de um aplicativo que funciona como leitor da etiqueta, é possível ter acesso a todas as atrações de uma cidade ou até mesmo efetuar o pagamento de compras!


A partir dessa tecnologia, se torna possível criar um mundo totalmente novo e digitalizado, todo feito por softwares do computador.


Para isso, basta que o usuário utilize um óculos ou entre em uma cabine para partir ao mundo virtual, se relacionando com objetos que antes só existiam no mundo irreal e estavam limitados à imaginação humana. É como se a pessoa estivesse em um ambiente totalmente novo e diferente.


Como funciona a realidade aumentada?


Em regra, são necessários 3 elementos básicos para que a realidade aumentada comece a funcionar: objeto real que funcione como referência e que vai servir para a interpretação e criação da mesma peça no mundo virtual;a câmera ou dispositivo de imagem que consiga transmitir a imagem do objeto real;software que tenha a capacidade de fazer a interpretação do sinal que é transmitido pela câmera.

O procedimento que produz o objeto virtual pode ser resumido a seguir: o objeto real é posicionado na frente da câmera, de modo que esta possa capturar a imagem com qualidade e então, transmiti-la para o equipamento que seja capaz de efetuar a interpretação;a câmera localiza o objeto e envia as imagens, em tempo real, diretamente para o software que é responsável por criar essa peça no mundo virtual;o software cria e retorna o objeto virtual;o dispositivo de saída faz a exibição do objeto virtual em sobreposição ao real.


Destaque-se no mercado da ultrassonografia com o aplicativo da 3DBaby. Acesse www.3dbaby.com.br/queroserumaparceira e seja uma clínica parceira.




CONTATO

Medplex Santana

Rua Gomes Jardim, 201 Sala 1109 A

90620-130 - Porto Alegre/RS

​​Tel: (51) 3433.5156 /  (51) 3433.5157 / (51) 99182.3790

sac@3dbaby.com.br

comercial@3dbaby.com.br

Name *

Email *

Telefone

Assunto

Mensagem

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
11.png
12.png

© 2020 por Grupo MS Design

Produto P3Dmed Soluções Tecnológicas. Todos os direitos reservados.